Voltas as aulas e a ansiedade pet: saiba o que fazer!

Volta às aulas e pets: o que isso tem a ver? A gente te explica tudo.

Férias escolares significa reunir a família, mais gente em casa, brincadeiras, passeios, viagens e muita diversão em conjunto! Mas, quando as férias acabam, é hora de retornar para a rotina corriqueira, trabalho e aulas. Isso tudo faz com que o seu pet passe mais tempo sozinho em casa, e ele sente isso em forma de ansiedade de separação, que é quando o seu pet sofre com a ausência da família por longos períodos.

Quer saber quais comportamentos do seu pet podem significar Ansiedade de Separação?

  • Correr atrás do próprio rabo;
  • Não ter controle do xixi;
  • Se recusar a comer sozinho;
  • Destruir objetos pessoais dos donos.

A explicação para esses comportamentos viciosos é bem simples: o seu pet está em busca de preencher o vazio dos tutores com objetos que possam ter o seu cheiro. Por isso é muito comum chegar em casa e ver que aquele seu chinelo favorito está roído, ou a roupa rasgada.

Agora que você pode ter percebido que seu bichinho sofre com isso, deve estar se perguntando “como faço para melhorar a vida do meu pet enquanto estou fora?”. Veio ao lugar certo: aqui vão algumas dicas de como minimizar os sintomas de ansiedade no seu pet e tornar a vida dele mais tranquila e feliz:

Ressignificar sua ausência:

O pet que sofre de ansiedade de separação vê a sua saída como algo muito traumático e negativo, então uma dica bem simples que você pode adaptar e fazer em casa é oferecer recompensas antes de sair, para assim, tornar o momento da sua saída algo benéfico para seu pet. Se você oferecer um petisco toda vez que sair e voltar, o seu pet vai gravar aquele momento como a hora do petisco, e talvez possa amenizar o estresse muito grande na sua saída. É muito importante também tornar o ambiente da casa mais interessante e interativo, com brinquedos que estimulem a inteligência dele e promovam atividade física. Assim, ele se distrai com brinquedos interativos.

Creche para pets:

Cada vez mais comum e mais utilizado por pessoas que também tem a vida corrida, mas se preocupam com o bem-estar dos seus pets, as creches são uma ótima escolha para quem tem um animalzinho que sofre de ansiedade de separação.

Os estabelecimentos possuem grande enriquecimento ambiental, fornecendo interação do seu pet com outros pets, além de ter todos os cuidados diários necessários para serem atendidos pelos profissionais.

Passeio com o pet antes de sair de casa:

É MUITO importante realizar um bom passeio com o seu pet antes de sair para fazer as suas atividades. Dessa forma, seu amiguinho fica ainda mais relaxado e ansioso, e descansa enquanto você faz suas atividades. O passeio matinal é indicado de toda forma, indiferente de você precisar sair ou não, pois é no passeio matinal que ele libera ainda mais a ansiedade e começa o dia mais tranquilo.

Fragrâncias naturais:

Muitos difusores imitam aromas naturais que lembram-lhes de suas mães maternas e oferecem conforto e segurança. Manter esses aromas no ambiente enquanto você está fora pode auxiliar muito seu pet.
Essas dicas são muito valiosas para ajudar o seu animalzinho que sofre de ansiedade de separação. Mas, lembre-se de levá-lo a um veterinário, caso sinta que nada disso funcionou com o seu pet. Saiba mais sobre a Pet Center 22 clicando aqui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.