Será que minha cachorrinha está grávida? Como faço para descobrir?

Gravidez canina é um assunto muito comentado, principalmente para aqueles tutores que possuem fêmeas não castradas. Por isso, é importante ficar atento aos sinais, ainda mais se você costuma deixar sua cachorrinha no convívio de outros cães machos.

É importante entender os sinais de uma cadela prenha, para que o tutor consiga iniciar os cuidados com a mamãe e seus filhotinhos. Assim, a gestação ocorre sem preocupações, seja ela uma gravidez planejada ou um deslize.

Identificar uma cadela grávida não é fácil durante as primeiras semanas, por isso muitas vezes acontece de os tutores não saberem diferenciar uma gravidez e acabam descobrindo de maneira tardia. Porém, o corpo do animalzinho apresenta mudanças após mais ou menos 20 dias. Vamos te contar todos os detalhes!

Como diferenciar uma gravidez em minha cadela?

A gravidez canina dura de 58 a 65 dias e pode variar de cachorro para cachorro. Já as principais mudanças físicas, aparecem logo entre os 20 e 30 dias, depois desse período, já tem como saber se a cadela está grávida observando alguns sinais, como:

  • Tetas rosadas e região inchada;
  • Vômito e falta de apetite no período dos primeiros 30 dias;
  • Secreção vaginal após 30 dias do acasalamento;
  • Aumento de peso no segundo mês da gestação;
  • Mudança de comportamento, carência e apatia.

Se você notar algum desses sinais no comportamento do seu animalzinho, é recomendado procurar um veterinário para confirmar a gestação ou fazer outros exames.

Quanto tempo após o acasalamento a minha cadelinha ficará prenha?

O período fértil das cadelas acontece na fase do cachorro no cio chamada Estro, e esse momento é quando o animal está ovulando e aceita receber o macho. Após a fecundação do óvulo, demoram cerca de 20 dias para saber se a cadela está grávida, através de um “teste de gravidez” especial para cadelas.

Esse exame, na verdade, é um teste hormonal que mede os níveis de hormônio do pet e através disso, a gravidez pode ser confirmada.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.