Gravidez canina é um assunto muito comentado, principalmente para aqueles tutores que possuem fêmeas não castradas. Por isso, é importante ficar atento aos sinais, ainda mais se você costuma deixar sua cachorrinha no convívio de outros cães machos.
É importante entender os sinais de uma cadela prenha, para que o tutor consiga iniciar os cuidados com a mamãe e seus filhotinhos. Assim, a gestação ocorre sem preocupações, seja ela uma gravidez planejada ou um deslize.
Identificar uma cadela grávida não é fácil durante as primeiras semanas, por isso muitas vezes acontece de os tutores não saberem diferenciar uma gravidez e acabam descobrindo de maneira tardia. Porém, o corpo do animalzinho apresenta mudanças após mais ou menos 20 dias. Vamos te contar todos os detalhes!
Como diferenciar uma gravidez em minha cadela?
A gravidez canina dura de 58 a 65 dias e pode variar de cachorro para cachorro. Já as principais mudanças físicas, aparecem logo entre os 20 e 30 dias, depois desse período, já tem como saber se a cadela está grávida observando alguns sinais, como:
- Tetas rosadas e região inchada;
- Vômito e falta de apetite no período dos primeiros 30 dias;
- Secreção vaginal após 30 dias do acasalamento;
- Aumento de peso no segundo mês da gestação;
- Mudança de comportamento, carência e apatia.
Se você notar algum desses sinais no comportamento do seu animalzinho, é recomendado procurar um veterinário para confirmar a gestação ou fazer outros exames.
Quanto tempo após o acasalamento a minha cadelinha ficará prenha?
O período fértil das cadelas acontece na fase do cachorro no cio chamada Estro, e esse momento é quando o animal está ovulando e aceita receber o macho. Após a fecundação do óvulo, demoram cerca de 20 dias para saber se a cadela está grávida, através de um “teste de gravidez” especial para cadelas.
Esse exame, na verdade, é um teste hormonal que mede os níveis de hormônio do pet e através disso, a gravidez pode ser confirmada.