Alguns tutores têm o costume de levar seus cãezinhos para tosa, e isso é bem comum. Acontece, que em determinadas raças, isso pode não ser uma boa escolha, pois dependendo do cão, a pelagem é como uma camada protetora e removê-la pode causar mal à saúde do seu pet.
Saiba mais quando e como realizar a tosa
Primeiramente, é muito importante que os tutores fiquem atentos sobre como e quando realizar a tosa. Mas, de uma forma geral, esse intervalo pode ser de quinze em quinze dias, intercalando as tosas com tosas higiênicas. Por exemplo, o Poodle, que precisa de uma tosa mensal e higiênicas de forma quinzenal.
É importante também, atentar-se ao tipo de tosa a qual você vai submeter o seu cãozinho. Existe a tosa bebê, onde o pelo do cão fica bem curto, ou a tosa higiênica, que é aquela tosa que somente controla o crescimento dos pelos em regiões estratégicas, a fim de manter o pêlo do bichinho mais limpo.
Todos os cachorros precisam ser tosados?
No caso da tosa higiênica, sim, ela é recomendada para todos os cachorros. A tosa higiênica se torna indispensável para cães de pêlo longo, como maltês, shih-tzu, lhasa apso, golden retriever, etc. Já a tosa tradicional dos pelos como um todo não é indicada para todos os cachorros.
Algumas raças possuem algo que se chama pelagem dupla, que ajuda a manter a temperatura corporal do pet estável. Para elas, é recomendado fazer a tosa nas pontas e com a tesoura apropriada para cortar pelo de cachorro, o famoso trimming. Entre as raças que não podem ser tosadas na máquina de maneira nenhuma, estão samoieda, husky siberiano e chow-chow. A tosa com máquina nessas raças, pode acarretar em sérios problemas de saúde.
Quanto ao tempo entre as tosas, elas podem ter uma boa variável durante o ano. É importante lembrar que tudo depende da raça e do tempo que os pelos crescem ao ponto que precisam ser cortados e aparados.
Mas, em média, o tempo entre as tosas é de uma a cada dois meses, respeitando os intervalos com tosas higiênicas.
É importante lembrar que a tosa pode proporcionar diversos benefícios ao cachorro e, ao mesmo tempo, pode causar problemas na pele do animal caso não seja realizada com um especialista em banho e tosa.
Gostou do conteúdo? Caso ainda tenha alguma dúvida, clique aqui e fale conosco.