Castração: veja os cuidados pré e pós-cirurgia

A castração dos cães e gatos é um procedimento que, geralmente, não envolve muitas complicações. Mas como toda cirurgia, requer alguns cuidados, tanto antes, quanto após a sua realização. Neste artigo, nós separamos algumas dicas para que você possa cuidar do seu pet e prevenir complicações. 

Os cuidados são fundamentais para que a cirurgia seja tranquila e a recuperação seja rápida e sem problemas com infecções, por exemplo. A cirurgia de castração é um procedimento cirúrgico que costuma ser tranquilo, mas é necessita de cuidados prévios e também após a castração. 

A Importância da castração 

A castração é importante para evitar prenhez indesejada, doenças nas vias uterinas e órgãos genitais, como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga, por exemplo. Além de diminuir os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião da época do cio. 

Os cuidados prévios  

A castração é um procedimento que deve ser realizado por um profissional veterinário, além de um anestesista, pois exige do animal que ele esteja totalmente anestesiado para a realização da cirurgia. Por isso, alguns exames preventivos são realizados antes da cirurgia, pois a anestesia pode trazer alguns riscos à saúde animal como mudanças na oxigenação do corpo, arritmias, alteração da pressão arterial e até hipotermia, dessa forma, é importante investigar como está o seu organismo para que seja possível entender qual a melhor maneira de realizar a anestesia (inalatória ou injetável), que será definida pelo anestesista veterinário.  

Os cuidados prévios exigem cuidados com a alimentação e hidratação do pet, as restrições, horários e demais orientações do veterinário deverão ser cumpridas para que no momento da cirurgia tudo corra bem. O médico veterinário pedirá alguns exames preventivos para investigar se tudo está realmente bem. O responsável será orientado a garantir a devida restrição hídrica de no mínimo seis horas e alimentar de no mínimo doze horas. 

Pós-cirurgia 

A castração é uma cirurgia realizada de formas diferentes nos machos e nas fêmeas. No macho, o procedimento consiste na retirada dos testículos, enquanto nas fêmeas, a retirada dos ovários e útero. Em ambos procedimentos, o corte recebe pontos que, podem ser externos e devem ser retirados posteriormente ou internos, sem a necessidade de retirada, mas nos dois casos exigem cuidados após castração. 

Os cuidados pós-cirurgia consistem na medicação correta do bichinho, seguido a orientação do veterinário, realizar a limpeza do local onde foi realizado a sutura e a troca dos curativos diariamente, além disso, será necessário que o pet utilize o colar elizabetano ou roupa pós-castração para evitar que o animal retire o curativo e contamine o local da cirurgia.  

É muito importante, principalmente nos primeiros dias pós cirurgia, evitar que o animal faça muito esforço, dessa maneira, os passeios longos e brincadeiras muito agitadas estão suspensas, mas o carinho está liberado! 

São cuidados básicos, por ser uma cirurgia de baixo nível de complicações, os cuidados são menores, mas toda a atenção é importante, afinal, eles dependem dos nossos cuidados para que nada de pior aconteça. Portanto, basta seguir as orientações do médico veterinário e muito em breve o seu pet estará totalmente recuperado! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Categorias

Posts Recentes