Atenção à alimentação do seu pet: conheça os alimentos proibidos para eles

Os cachorros podem seguir uma alimentação muito similar a dos humanos, mas com cuidados, pois existem alguns alimentos que pedem cautela ao serem destinados aos animais. É importante saber que muitos alimentos podem ser prejudiciais à saúde do seu pet e mesmo que o seu bichinho seja daqueles que fica ao pé da mesa, durante a sua refeição, com um olhar carente e esperando ganhar algo de você, saiba que você não pode ceder a ele e por quê. 

1. Doces com adoçantes 

Os doces com adoçantes a base de xilitol podem causar inúmeros malefícios a saúde do seu animal, já que o mesmo pode causar desconforto até mesmo em humanos. Dessa forma, ele pode ser um estimulante para à liberação de insulina desnecessária, além de causar inúmeros problemas digestivos, tanto nos cães quanto nos gatos. 

2. Chocolate ou alimentos cafeinados 

É extremamente importante evitar alimentos que tenham cafeína ou chocolate para os pets, pois existe uma substância chamada metilxantinas nesses alimentos e podem provocar vômitos, diarreia, hiperatividade, tremores e outros sintomas. 

3. Cebola, cebolinha, alho e sal 

São ótimos temperos para a comida e deixam os nossos alimentos mais saborosos, mas para os animais eles podem ser muito tóxicos e causar irritações gastrointestinais tanto em cachorros como nos gatos, podendo até levar a danos nas células sanguíneas. Portanto, nunca dê a sua comida para o seu animalzinho! 

4. Carnes, ossos e ovos crus 

Carnes cruas são expressamente proibidas, pois elas podem estar contaminadas por bactérias, como a salmonella, por exemplo. Isso pode causar uma intoxicação alimentar muito séria, causando dores, vômitos, diarreia e outros problemas ao animal. Já os ovos crus carregam uma enzima que desfavorece a absorção de biotina (vitamina B7). A falta desse composto no organismo do animal pode levar a irritações e sensibilidade na pele, entre outros problemas. Enquanto isso, no caso dos ossos, por serem cozidos ou assados, eles têm sua estrutura comprometida, facilitando a quebra, o que pode causar acidentes sérios como, por exemplo, engasgar o seu cãozinho.  

5. Pão e massas em geral 

Pão e massas são péssimos para os animais, isso porque o fermento utilizado na massa continua a fermentar no estômago do animal, isso pode provocar distensão abdominal, causando dor e desconforto. Além disso, o processo de fermentação libera uma substância tóxica para os cães e gatos, por isso, deixe os pães e massas bem longe dos animais de estimação. 

E o que eu devo dar ao meu animalzinho? 

A ração é o ideal e a principal alimentação para os animais de estimação, embora existam outros alimentos que fazem parte da dieta humana e que podem ser liberados para eles, mas sempre sob orientação de um profissional para que essa alimentação não fuja do normal ou de uma dieta saudável para o animal. Portanto, sempre fale com um veterinário para saber exatamente o que o seu bichinho pode comer além da ração. 

Na Pet Center 22 você encontra profissionais qualificados e que poderão ajudar você esclarecer dúvidas e cuidar muito bem da saúde do seu pet. Clique aqui e fale conosco para agendar um horário! 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Categorias

Posts Recentes